Resultados por Aluno

Resultados de TCT do PAEBES 

Para acessar os resultados por aluno do projeto, o usuário deverá inserir seu login e senha nos campos desta página. Em seguida, deverá indicar o resultado que deseja acessar. Para isso, selecionará, no mínimo, os níveis “Projeto”, “Etapas”, “Disciplina” e “Rede”. A partir dos demais níveis, o usuário poderá optar pela especificação do resultado desejado.

  1. Ao acessar os “Resultados por aluno”, o sistema disponibiliza os seguintes dados:
    1. Resultado de cada aluno de uma determinada turma, onde o usuário pode consultar pela coluna “Nome do aluno”.
    2. Nas colunas seguintes, o usuário pode conhecer o número de itens que o aluno respondeu no teste, levando em conta cada descritor da matriz, bem como aqueles itens que o aluno acertou. Sendo assim, para cada aluno, o usuário pode verificar, na primeira linha, o número de acertos e, na segunda linha, o número de itens do teste, todos eles discriminados por descritor.
    3. Na coluna “% de acerto” é apresentada a relação total de itens acertados pelo estudante com o total de itens presentes no teste.
    4. Percentuais de acerto dos itens relacionados a cada descritor (D01, D02, D03,…). Para conhecer a habilidade avaliada, o usuário deve fazer a relação com a Matriz de Referência do teste. Para isso, deverá localizar o descritor apresentado (D01, por exemplo) na Matriz de Referência. A partir daí, ele pode verificar quais foram as habilidades mais e quais foram menos acertadas, de acordo com o percentual apresentado.
    5. Com base nesse percentual, a coluna “C.D.” (Categoria de Desempenho) aloca os estudantes em um dos quatro grupos, de acordo com o percentual total de itens acertados, e indica o resultado pelas cores vermelha   (até 25% de acerto nos itens do teste), amarela  (de 25% até 50% de acerto), verde claro  (de 50% até 75% de acerto) ou verde escuro  (acima de 75% de acerto).
    6. O usuário também pode consultar o desempenho dos alunos no teste, dado pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esses resultados podem ser consultados na coluna “Proficiência” e na coluna “Padrão de Desempenho”. Aqui, os estudantes são alocados de acordo com os limites de cada padrão (diferenciado por disciplina e etapa de escolaridade avaliada).
  2. O usuário tem, também, a possibilidade de acesso aos demais níveis de agregação dos dados, tais como: Rede, Regional, Município e Escola. Nesse tipo de acesso, os resultados estão dispostos em:
    1. Percentuais de acerto dos itens relacionados a cada descritor (D01, D02, D03,…). Para compreender a habilidade avaliada, descrita por meio do percentual de cada descritor, o usuário deve fazer a relação com a Matriz de Referência do teste.
    2. Na última coluna desses resultados, está apresentado o percentual total de acerto no teste, sem distinguir os descritores. Esse cálculo é feito com base na relação da soma de todos os itens do teste e da soma total dos itens acertados. Portanto, refere-se à média ponderada dos percentuais de cada descritor, pois esses descritores podem ter sido avaliados com uma quantidade diferente de itens no teste.